Na semana passada a Airbus anunciou seus resultados para o mês de agosto e o acumulado do ano. A empresa também comentou movimentações recentes em sua carteira de pedidos, uma delas relacionada à Azul Linhas Aéreas.
Segundo o relatório da Airbus, comentado pelo portal de investimentos Seeking Alpha, uma encomenda de 18 jatos da família Airbus A320neo passou a pertencer à AZUL Finance, entidade de leasing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Anteriormente a encomenda estava em nome da BOC Aviation, feita em dezembro de 2019 e sem que houvesse um cliente divulgado, mas foi cancelada no começo de setembro deste ano. A BOC então anunciou que retiraria o pedido porque seu cliente havia decidido fechar o negócio diretamente com a Airbus, sem tê-la como intermediária.
Sabe-se agora que a Azul alterou a estrutura da negociação de 13 A320neo e 5 A321neo, passando a ter um acordo direto com a Airbus e assumindo esses slots de entregas das aeronaves, previstos para os próximos anos.
Tal ação parece natural num momento em que a demanda por aeronaves cai drasticamente em razão da diminuição no número de viagens e os preços de aviões em baixa, bem como a disponibilidade de aeronaves torna-se mais “imediata”. Por esse motivo, a Azul certamente viu oportunidade de ganho de capital e comemorou um novo acordo, sem intermediários, para receber os 18 aviões entre 2022 e 2023.
Fonte: https://www.aeroin.net/azul-tira-lessor-da-jogada-e-encomenda-18-a320-direto-da-airbus/